domingo, 24 de fevereiro de 2008

Tomate

Algumas pessoas pensam que Deus é um velho ranzinza e traiçoeiro, disposto a achar as nossas falhas para nos condenar a terríveis castigos eternos.

Algumas pessoas pensam que Deus é um conjunto de regras. Impessoal. Em forma de leis e regulamentos, que fez um contrato com a humanidade cujas cláusulas são impossíveis de se atender. Um deus de papel, com carimbo e assinatura.

Outros ainda pensam que Deus é um caixa eletrônico, um escravo, um pau-mandado ou sei lá o quê.

Na minha opinião Deus é bom, generoso e feliz. É sério e comprometido com sua aliança, mas brinca com a mania dos homens de acharem que podem decifrar o seu caráter ou entender a sua personalidade sem se relacionar com Ele. Por isso Paulo nos fala da "multiforme graça de Deus".

O tomate é um exemplo dessa brincadeira que Deus faz com as manias dos homens de achar que sabem tudo. Experimentem descrever um tomate e depois vejam se eu não tenho razão...

1. O tomate é uma fruta (de acordo com a ciência), mas é consumido como uma verdura.

2. O tomate é mais pesado do que devia. É comum que as plantas sejam apoiadas e os galhos presos a um suporte para poder sustentar o peso do fruto.

3. O tomate possui diversas consistências em sua composição, Coisas que se encontram em outros vegetais, só que no tomate está tudo junto, vejam: uma pele fina que parece plástico; uma poupa carnuda que está sempre fresquinha; dentro de tudo isso fica uma geléia gostosa com as sementes. Várias consistências ao mesmo tempo.

4. O tomate verde pode ser frito. Mas se fritar o tomate maduto ele derrete.

5. Se cozinhar um montão de tomate, fica ácido, aí a gente põe uma pitada de açúcar e acaba a acidez. Mas se fizer um suco de tomate com muto açúcar, fica ácido também.

6. Você pode fazer diversos molhos com tomate, mas pode fazer suco também.

7. O tomate foi o primeiro produto cujo benefício na prevenção do câncer de próstata foi cientificamente comprovado. Mas se os homens quiserem se encher de tomate para escapar do exame, vão queimar os rins.

8. Você tira a semente do tomate para fazer certas comidas (porque dizem que é ácida) mas ái perde boa parte do sabor.

9. A pele do tomate sai se você esquentar um pouco, esperar pipocar e puxar. Mas se vc. esquentar demais o tomate derrete e a pele fica.

Quando a gente começa a listar as características e propriedades do tomate, até se esquece, de tantas que são. Pois ele é maravilhosamente diverso.

Os cientistas, então, tentaram fazer um tomate vitaminado, cheio de produtos a mais para "melhorar" a alimentação do povo. O que aconteceu? O tomate ficou roxo.

É ou não é maravilhoso pensar no tomate? Deus parece que fez o tomate para mostrar para os homens o quanto Ele mesmo é indecifrável.

O que eu aprendo com o tomate?

Que não é possível aprisionar Deus em um conjunto de regras. Que é necessário criar um relacionamento profundo com Ele para saber o que ele tem a nos oferecer a cada dia. Que ele é pessoal e se relaciona com cada um de nós de maneira diferente. Que cada presente que Deus nos dá tem uma característica diferente, porque somos diferentes uns dos outros graças a Ele mesmo.

O tomate para mim é um sorriso de Deus, uma amostra do seu humor e do seu amor por nós. Talvez eu mesmo esteja errado, mas podem ter certeza que eu gosto de tomate, ele muito me lembra Deus.

Nenhum comentário: